PRESBIOPIA
O funcionamento do Olho
O olho é emétrope quando, em estado de repouso (sem intervenção da acomodação), é capaz de formar uma imagem nítida na retina de um objeto que se encontre no infinito ótico. Ou seja, o olho não tem deficiência visual alguma, pois forma a imagem do objeto na retina. O olho foca um objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris que regula a quantidade de luz através da pupila (quanto maior for a pupila, maior a quantidade de luz que entra no olho e vice-versa). Posteriormente, a imagem é conduzida para o cristalino e converge na retina. A imagem produzida na retina é invertida e o cérebro converte-a para a posição correta.
Quando o olho não consegue formar uma imagem nítida na retina, ou só consegue com o auxílio da acomodação, diz-se que o olho é amétrope ou tem um erro refrativo.
O que é a Presbiopia?
A presbiopia é uma alteração natural da visão, em que a amplitude da visão diminui progressivamente com o envelhecimento. Este erro refrativo manifesta-se geralmente a partir dos quarenta anos. O cristalino perde elasticidade, curva-se de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, resultando uma crescente dificuldade em ver bem ao perto.
Os primeiros sintomas
- - Dor de cabeça;
- - Fadiga ocular durante a leitura
- - Visão desfocada ao perto;
- - Sintomas mais acentuados em condições de baixo contraste e luminosidade.
Tipos de correção
A correção da presbiopia é feita com lentes convexas para reforçar a acomodação e levar o ponto próximo para uma distância útil de trabalho ao perto. A compensação pode ser feita através de óculos, lentes de contacto progressivas ou cirurgia.
Lentes oftálmicas unifocais
As lentes oftálmicas unifocais são lentes básicas que permitem boa visão ao perto (distância aproximada de 40 cm).
As lentes bifocais
As lentes oftálmicas bifocais permitem boa visão ao perto e ao longe, sem correção da visão intermédia.
As lentes progressivas
As lentes oftálmicas progressivas permitem boa visão em todas as distâncias, devido às suas caraterísticas especiais.
As lentes progressivas são muito confortáveis, respeitando os hábitos visuais do usuário, proporcionando a máxima focagem e a máxima precisão na visão.
As lentes progressivas podem ser personalizadas, em função do estilo de vida do usuário. As diferentes caraterísticas correspondem ao tipo de material, orgânicas ou minerais, com ou sem antirreflexo, coloridas (cor uniforme ou degrade), fotocromáticas (escurecem e aclaram em função da intensidade de luz).